Pois é... Liberdade de expressão, direito à defesa... SÓ QUE NÃO!
Um pequeno vídeo que eu postei no Canal Testemunho Verdadeiro com o título "Relato de Uma Conversa com Élderes Mórmons" acaba de ser EXCLUÍDO do Youtube, tendo nosso canal recebido uma notificação de "quebra das regras da comunidade". A notificação dizia ainda que o vídeo foi denunciado por "bulling" e "incitação ao ódio", e que estava sendo excluído do Youtube!
Quem assistiu o video "Relato de Uma Conversa com Élderes Mórmons" deve se lembrar do que se tratava: No final da década de 1990 eu morava em Sant Ângelo - RS, e era ateu racionalista, e recebi uma visita de dois élderes mórmons norte-americanos. O videozinho trazia simplemente eu contando como foram as conversas - sempre com clima de respeito. Chego a dizer no vídeo "respeito a crença e o direito de cada um seguir o que quiser", e comentei que "convidei-os a entrar e os servi" (Lembro o quê: suco de laranja e biscoitos!).
No vídeo eu dizia que, na época, apesar de ser ateu, gostava de conversar sobre cultura e religiao, e acolhi bem aos élderes, inclusive fazendo o que eles me pediram: li os trechos do livro de mórmon e busquei uma "confirmação divina", como eles me pediram para fazer...
No entanto, quando eu lhes disse que não tive nenhuma confirmação, mas que reparei que o Livro de Mórmon era discrepante em sua doutrina com a Bíblia, e que não tinha embasamento histórico os fatos ali narrados, e que havia elementos de lendas e religiões pagãs inseridas nos textos, eles se enfureceram. Tentei acalmá-los, disse-lhes que esávamos apenas conversando, e que eu era aberto ao diálogo, mas não admitia que me insultassem - porque, enfurecidos, os dois visitantes começaram a vociferar insultos contra mim. Mantive a calma e só disse que, se quisessem conversar, seriam sempre bem vindos, mas se não sabiam conversar civilizadamente, preferia que se retirassem...
Encerrei o vídeo parabenizando um grupo de ex-mórmons que trocam informações entre si, estimulando a consciência, a liberdade e a busca da Verdade.
Este foi o vídeo excluído!
Não sei qual é o parâmetro para excluir vídeos, ou acatar denúncias... Mas sinceramente, não vejo em quê o conteúdo daquele áudio era impróprio!!! Foi só a narrativa de um fato, sem insultos, nem incitação ao ódio, ou desrespeito!!!
Enviei um formulário ao Youtube pedindo que revisasse a denúncia, que considerei injusta e sem fundamento... Estou aguardando a resposta!
Mas me questiono: o que tanto preocupou os ouvintes do video para que o retirassem do canal? Será que foi pelo fato de eu explicar ponto a ponto a visita dos élderes? Ou por quê eu falei que o livro de Mórmon é diferente da Bíblia? Ou porque, no meu entender, o mormonismo é uma religião diferente do cristianismo? O que eu falei que não fosse puramente a verdade?
Por acaso eu persigo ous mormonistas, ou digo que se deva fazer isso? De modo nenhum! Eu sou à favor de liberdade de expressão, pensamento e culto! Os mórmons podem seguir o que bem entenderem! Só tenho o direito de expressar minhas observações!
Não citei nomes, não insultei ninguém, não falei mentiras... O que eu fiz de errado, afinal?
Liberdade de pensamento... direito de resposta...
...só que não!
Danielson
ACESSE O LINK ABAIXO E OUÇA O ÁUDIO DO VÍDEO QUE FOI EXCLUÍDO. Perceba que não há nenhum insulto, nem bulling, tão somente o relato de uma conversa: https://drive.google.com/drive/folders/0B5VDFbNA8ILoaGdDOFJhUWZyYTQ
Sr. Danielson, bom dia.
ResponderExcluirO áudio que foi excluido, o senhor com certeza ainda o possui. Não teria como postá-lo?
Grato
Carlos